quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Educação e Tecnologias Digitais

Escolas de todo o Brasil recebem 150 mil laptops  
Mais 300 unidades serão beneficiadas pelo projeto Um Computador por Aluno -  experiência gera impacto na educação
Luciana Alvarez (O Estado de São Paulo, 15/09/2010 - São Paulo SP)

Começam a ser entregues na próxima semana os últimos computadores do projeto-piloto Um Computador por Aluno (UCA), realizado pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e municípios. Serão distribuídas 150 mil máquinas em 300 escolas de todo o País. Em seis municípios, 100% das escolas serão beneficiadas pelo programa. A experiência tem como base a proposta da ONG One Laptop Per Child (OLPC), que desde 2005 defende a distribuição de computadores para crianças como forma de melhorar a educação e reduzir as diferenças sociais em países pobres e em desenvolvimento.


No Brasil, desde 2007, antes de o MEC criar o programa, cinco escolas haviam conseguido parcerias para dar computadores portáteis de baixo custo a seus alunos. "Sozinha, a tecnologia não resolve problemas. Mas colocar esses equipamentos na escola induzem mudanças", afirmou Roseli Lopes, que coordenou uma das experiências iniciais no colégio paulistano Ernani Silva Bruno, durante o 3.º Encontro sobre Laptops na Educação, ontem, em São Paulo. "Nosso objetivo era que os alunos criassem curiosidade, autonomia e condição para fazer análises críticas. E eles conseguiram", disse Léa Fagundes, uma das coordenadoras da primeira experiência em Porto Alegre.
[...]

E aí. Vocês acham que o computador pode realmente melhorar a educação no Brasil? Participem desse debate...

19 comentários:

  1. Helena, Isabela, Ingredy e Débora11 de agosto de 2011 às 04:14

    De certa forma, os computadores para muitos dos jovens pode significar um objeto de diversão e entretenimento.As escolas podem ajudar a mudar o ponto de vista, pois hoje em dia, tudo o que queremos saber está na internet incluindo informações da matéria estudada do aluno. Mas não é só proveitoso para o aluno como para os professor, que pode dar aulas através de retroprojetores em salas de aula.

    ResponderExcluir
  2. sim. o computador nos ajuda a desenvolver, trazendo informações, e isso tbm nos ajuda a ter um bom resultado na educaçao escolar ...

    ResponderExcluir
  3. Esses computadores já chegarão a Belo horizonte?

    ResponderExcluir
  4. Heloisa A. ,Leticia B. e Gustavo W.11 de agosto de 2011 às 04:24

    Bom .. Eu concordo plenamente que apenas o notebook não traria benefícios aos alunos ; mas em parceria com a escola e com os professores este projeto produzirá bons frutos .Tomara que este projeto continue se desenvolvendo cada vez mais, para que um dia teremos um país um pouco mais culto, informado , e que os alunos saibam aproveitar isso , porque do jeito que o Brasil anda, é perigoso os alunos começarem a vender o notebook para comprar drogas e outras futilidades.O governo tem que saber o que eles estão fazendo . Há muitas controversias em relação a esse assunto.

    ResponderExcluir
  5. Não,porque os computadores irão afastar os professores dos alunos porque surgindo algumas dúvidas ,os alunos consultaram na Internet através do Google.
    Discordo de trazer computador para escola.
    Algumas escolas possuem alunos desmotivados com as aulas e possuindo um computador ficaram mais ainda, porque envolvidos com o computador se tornarão robotizados.
    A escola não vai atingir seu objectivos utilizando o computador.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza,será uma oportunidade para aqueles alunos que não tem acesso a informática serem incluídos neste projecto,para mim isso faz parte da inclusão digital.
    Em relação aos alunos levarem os Laptops para casa,é necessário muito discussão sobre o assunto,se o aluno terá responsabilidade de cuidar do seu computador em casa.O computador deverá ficar na escola.

    ResponderExcluir
  7. Poliana,Natália *-*25 de agosto de 2011 às 06:48

    E muito bom ter internet na escola,porque muitas pessoas não tem computador em casa.Por isso é legal ter internet na escola para poder pesquisar o que precisamos.

    ResponderExcluir
  8. Fernando ,eu não acho correto,o que você falou,o computador dentro de sala de aula não vai dá certo.

    ResponderExcluir
  9. Acredito que tudo que é novo nos causa espanto,por exemplo,o governo criou faculdades a distância que utiliza o computador para cada aluno,essa novo modelo de ensino causou um impacto na sociedade e hoje é bem aceito,vamos experimentar para ver se dará certo.

    ResponderExcluir
  10. Fernando,você está enganado a novidade dos computadores,não acho certo porque os professores não irão fazer nada.
    O computador em casa é melhor que na escola porque os professores ensinam e em casa pesquisam na internet.

    ResponderExcluir
  11. Helena, Isabela, Ingredy e débora.
    Interessante a questão que vocês colocaram. Apenas gostaria de lembrar que, apesar de encontrarmos na internet tudo que precisamos, é preciso aprender a selecionar informações e sites confiáveis, pois nem tudo que é postado pode ser aproveitado.
    Mariano

    ResponderExcluir
  12. Existe uma certa resistência de haver um distanciamento entre o aluno e o professor,acredito que exista um planejamento para que não haja este distanciamento,se observamos bem nas escolas já existem computador e nem por isso substituiu o estudo manual,mas contribuiu para seu avanço no acesso a Internet para pesquisas e também para os professores elaborarem suas aulas.

    ResponderExcluir
  13. Helena,Izabela,Ingrid vocês corretas,mas,não contribuirá para o aprendizado do aluno,por exemplo alguns na escola já são travesso sem o computador,imagine como será se tiver usando um.

    ResponderExcluir
  14. Heloisa, Leticia e Gustavo...

    Temos que correr o risco de implantar um programa grandioso como este e ver se realmente ele será proveitoso. Não podemos rejeitá-lo porque achamos que alguns alunos irão vender o computador para gastar o dinheiro com outras coisas. Eu prefiro acreditar que o programa gerará muito, mas muito mais benefícios do que prejuízos.

    Abraços

    Mariano

    ResponderExcluir
  15. Olá Atos... Eu acredito no sucesso desse programa. Se caso a pesquisa na internet virar uma rotina entre os alunos precisaremos trabalhar esse “novo” saber estudantil. Usar de todas as estratégias possíveis para avançarmos como pesquisadores capazes de olhar a realidade, ver os problemas e pesquisar formas de solucioná-los, trocar experiências e desenvolver outros procedimentos. Acredito também que esse programa será mais um motivador e poderemos então repensar nossas aulas.

    ABraços

    Mariano

    ResponderExcluir