sexta-feira, 18 de março de 2011

A revolução do internetês

Internetês

Na ponta do teclado, o internetês dá nome a um conjunto de abreviações de sílabas e simplificações de palavras que leva em conta a pronúncia e a eliminação de acentos.

Por Silvia Marconato


           Vc jah viu exe tipo de texto? Pois eh, ixo eh o internetes... ou melhor, o internetês. Essa forma de expressão grafolingüística explodiu principalmente entre adolescentes que passam horas na frente do computador no Orkut, em chats, blogs e comunicadores instantâneos em busca de interação - e de forma dinâmica.



No Brasil, um batalhão de 15 milhões de usuários troca 500 milhões de mensagens por dia por meio do Messenger (MSN), o comunicador instantâneo da Microsoft.
- O brasileiro adere fácil à tecnologia; é um povo muito aberto à comunicação - explica Priscyla Alves, gerente de produtos, comunicação e marketing para Brasil e América do Sul da Microsoft.
O Ibope/NetRatings divulgou em janeiro que o internauta brasileiro continua sendo o campeão mundial da navegação, com uma média de 17 horas e 59 minutos, deixando para trás Estados Unidos, Japão e Austrália. Essa ansiedade do brasileiro por contato já foi alvo de estudo de Anne Kirah, uma antropóloga americana que vive em Paris e ajuda a Microsoft a desenvolver produtos.
Numa de suas pesquisas, Anne conviveu por semanas com famílias de adolescentes brasileiros. Chamou sua atenção a tendência de o interneteiro no Brasil ter, em geral, permissão para sair só uma vez por semana. A antropóloga concluiu que o nosso adolescente usuário do computador faz das ferramentas on-line uma extensão da vida social. Na frente do monitor, marca encontros, mantém viva a emoção do fim de semana e estreita laços com novos amigos.
A linguagem que pontua tal dinâmica social é o internetês. Integrados à tecnologia e com acesso fácil a computadores e conexões de banda larga (62% dos nossos internautas a usam), os jovens buscam respostas rápidas, proximidade com seus interlocutores e nutrem a expectativa de aproveitar cada momento de diversão. A ansiedade por contato teria estimulado, assim, o hábito de escrever mensagens e a busca de novas formas de expressão ligeira e funcional. No pacote, vieram a simplificação da linguagem e a farta eliminação de vogais.

Você acha que devemos usar o internetês nas atividades escolares no meio virtual?

10 comentários:

  1. sim porque e divertido

    ResponderExcluir
  2. Poliana,Camila,Natália24 de março de 2011 às 04:18

    Poliana,Natália e Camila:
    Sim,por que é uma maneira mais interesante de estudar....

    ResponderExcluir
  3. Nao
    POr que temos que nos preparar para as faculdades
    porque la nao se pode escrever ''internetes''
    entao temos que comersamos praticar isso des de ja
    tambem so se a pessoa quiser fazer uma faculdade

    ResponderExcluir
  4. ingredy: nao, pois devemos saber separar q é o "internetes" q deve ser usado na internet e o q é portugues q deve ser usado nas escolas.
    debora: nao, pq devemos separar as formas de escrever

    ResponderExcluir
  5. Sim,pq é mais facíl escrever na linguagem internetês do q escrever na linguagem normal né!!

    ResponderExcluir
  6. '- Heloiisa & Letíciia24 de março de 2011 às 04:29

    Sim..
    Acho uma ótima maneira de estudar .. porque quando temos contato com o mundo virtual,temos contatto com o mundo inteiro.
    Eu acho uma boa idéia , mas lógico,que em excesso isso atrapalha nos estudos .

    :D

    ResponderExcluir
  7. Pensando no profissional Professor como deve ser, sim, digo que é mal remunerado, muito mal e com carga excessiva de trabalho e deve receber remuneração por "horas virtuais", afinal tudo hoje está na Internet, é o meio mais fácil e barato para acessar informações, um exemplo, eu não assino a revista nova escola mas tenho acesso ao conteúdo através da net, cursos a distância...
    O professor hoje precisa estar "plugado", conhecer o mundo virtual e tecnológico, esta é uma "reciclagem" necessária, assim descobrimos o Ctrl+C/Ctrl+V dos alunos nas atividades escolares, sugerimos sites, utilizamos softwares, criamos blogs, wikis, webquest, etc. trabalhando com o conteúdo disciplinar...

    ResponderExcluir
  8. eu num entendi nada disso!!

    ResponderExcluir